"Quer você acredite que pode ou que não pode, geralmente você está certo".

(Henry Ford)


____________________ TEA (Transtorno Espectro Autista)






sábado, 8 de fevereiro de 2014

Meu repúdio ao programa exibido pela TV Globo (3)


Fantástico - Autismo Universo Particular (Dr. Drauzio Varella) parte III



Terceira carta enviada por mim a redação da TV Globo...

20/08/2013

Bom dia,
Me peguei, diante do computador, sem saber se deveria ou não, enviar outro e-mail para vocês. Fato que não tenho tido resposta mas se esse fosse o problema, estaríamos no lucro. Não vejo a hora de assistir o final dessa "novela" trash e sensacionalista.

O "empurrão" foi ler há pouco, como de costume, recentes literaturas médicas e reparar na coluna lateral com: "Mitos sobre autismo" , veja dr. Drauzio, já traduzido, o que é dito: "A pessoa com autismo sente amor, felicidade, tristeza e dor, assim como todos os outros. Só porque alguns deles podem não expressar seus sentimentos da mesma forma que os outros fazem, não significa em absoluto que eles não têm sentimentos. É fundamental que o mito - As pessoas autistas não têm sentimentos – seja destruída. O mito é um resultado da ignorância, e não uma conspiração. Portanto, é importante que você ensine as pessoas que carregam esse mito de uma forma útil e informativa.
Nem todas as pessoas com autismo têm um dom incrível, síndrome de savant, para números ou música. No entanto, uma proporção considerável de pessoas com TEA (Transtorno do Espectro do Autismo) tem QI alto e um talento único para ciência da computação. A empresa alemã de software SAP AG tornou-se consciente deste fato e anunciou em maio de 2013, que planeja empregar centenas de pessoas com autismo como testadores de software, programadores e especialistas em controle de qualidade de dados."
Como vê, não sou eu quem diz.

Dr. Salomão, senti nesse episódio, um certo desconforto de sua parte, estaria enganada em afirmar que não mais compactua com a forma como isso tudo vem sendo abordado? São essas chaves de comportamento que o senhor menciona, (Autocracia do Kevin, por exemplo) que podem sim, ajudar os leigos no processo de melhora dos seus filhos, assim como, saber distinguir, o que faz parte da patologia e o que é, pura e simplesmente, algo relacionado com a própria idade.
Imagino que deva ser muito cruel, diagnosticar e saber que pela ineficiência do estado, muitas crianças ficaram sem atendimento adequado. A sensação de impotência deve ser muito parecida com o que eu mesma sinto, ao ver a possibilidade de ganhos reais com um programa de relativa audiência, se perder em colocações tão primárias, como as do dr Drauzio.

Marta Casaburi, por certo, eu teria corrigido o dr Drauzio, quando pede pra que você dê um exemplo de comportamento inadequado. Certamente eu diria, comportamento EQUIVOCADO. INADEQUADO foi o nítido constrangimento que ele te fez passar.

Dr Drauzio, vale lhe deixar claro, que NEM todas as crianças autistas são agressivas, ok? E outra, quem são os especialistas que argumentam que não há comprovação científica de que a dieta SGSC (Sem glúten e sem caseína) não tem influência nos quadros de autismo?? Sabe o que acontece? NENHUM dos senhores VIVE de perto a patologia, isso tudo não os atinge e portanto, não há conhecimento de causa. O senhor "joga" certas informações e não se dá ao mínimo trabalho de conferir nada. Pois bem, essa dieta tem melhoras significativas em coordenação, problemas digestivos e estomacais, ansiedade entre outros. Assim também como o aspartame, o glutamato monossódico e os corantes devem ser evitados.
Bom, se nem isso o senhor foi capaz de informar, devo supor que mencionar o aspartato de magnésio e a B6, assim como o thimerosal, está totalmente fora de questão, certo? Continua prestando um DESSERVIÇO para a população, que na sua grande maioria, não tem acesso a absolutamente nenhuma informação.
Suponho doutor, que quando a estatística vier a apontar, 1 para 1, não haja muito mais o que fazer.

Vânia Pôrto

2 comentários:

  1. Sra. Vânia Porto, estando já em janeiro de 2017, li essa matéria hoje, e fiquei considerando que, pelos teus comentários e repúdio á matéria apresentada pelo Dr. Drauzio, a senhora deve ser alguém altamente especializada e experiente nos assuntos relacionados a autismo, assim, fiquei imaginando como seria enriquecedor que a senhora dividisse com os internautas o seu vasto conhecimento. Provavelmente muitas pessoas poderiam se beneficiar ao acessar o blog a janela azul.

    ResponderExcluir
  2. Nossa...
    Ruth Coruja, pelo seu comentário, considero que a srta. deva ser parente do médico "sabe tudo".
    Dispenso a agressão velada e gratuita. Em resposta, a pesquisadora aqui, te deixa o que especialistas tem a dizer sobre o referido programa.
    saude.ig.com.br/minhasaude/2013-09-27/especialistas-criticam-serie-do-fantastico-sobre-autismo.html
    Boa leitura e passe bem.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo(a)!