"Quer você acredite que pode ou que não pode, geralmente você está certo".

(Henry Ford)


____________________ TEA (Transtorno Espectro Autista)






terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Meu repúdio ao programa exibido pela TV Globo (4) ... Fim!


Fantástico - Autismo Universo Particular (Dr. Drauzio Varella) parte IV




Quarta e última carta enviada por mim a redação da TV Globo...

26/08/2013

Bom dia,

Embora continue sem resposta aos e-mails anteriores, sou mãe de uma menina com autismo e isso, por si só, já me torna persistente. (Médicos me disseram que eu nunca ia andar. Mas minha mãe me disse que eu iria. Então, eu ouvi a minha mãe – Wilma Rudolph – “mulher mais rápida do mundo” e medalhista de ouro nas olimpíadas de 1960)

Dr Drauzio, o senhor disse: "...Vai dos que nem aprendem a falar, até aqueles com habilidades incríveis." … Passei a série inteira tentando entender o que faz com que o senhor pense desta forma. Qual seria o motivo dessa IMPOSIÇÃO – o autista inteligente sendo medido pela capacidade da linguagem verbal.
Qual a relação linguagem verbal/inteligência a que tanto menciona???

O programa começa de fato e o senhor diz que a série será sobre INCLUSÃO.
Um tanto depois, lhe ouço dizer: "Crianças com autismo são alvo fácil para a maldade típica da infância."
Pergunto: O senhor também é contrário a "inclusão radical", ou seja, clama por menos inclusão??? Quem não merece a inclusão?? Como incluir, excluindo??
Isso, no meu entender é PRECONCEITO VELADO.
Esse bullying ao qual o sr se refere, também acomete as crianças neuro típicas, sabia??
SIM, minha filha passou por isso em uma escola regular. Mas não desisti dela (escola regular), somente troquei. Hoje ela conta com uma mediadora, da minha inteira confiança e paga por mim. (Isso sim, faz a diferença!) Simples não? Não, pois é, agora entra a parte financeira. Nem todas as crianças contam com as mesmas condições.
E AS APAES, VÃO FECHAR?
O Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação Especial, baixou uma nota técnica em 08/09/2010, no sentido de ASSEGURAR a educação regular, pública e privada do país, as condições necessárias para pleno acesso, participação e aprendizagem dos estudantes com deficiência e transtornos globais de desenvolvimento, em todas as atividades desenvolvidas no contexto escolar.
Saliento também, que o governador do estado do RJ, sancionou lei nº 5491 em 11/07/2013, assegurando os mesmos benefícios, anteriormente fixado pelo Ministério da Educação.
Essa seria a resposta para a minha pergunta?
OUTRA: Serei interpelada por algum pai/mãe de amiguinho da minha filha??... tsc, tsc ("Lucros" da série...)

Na sua abordagem ("capenga"), seria de muita valia dizer:

1º – Desde 2007, o Dr. Rimland de Bernard, Ph.D.(Autism Research Institute)
4182 Adams Avenue - San Diego, CA 92116
INDICA o uso da PIRIDOXINA (VITAMINA B6) Extremamente necessária para metabolização de proteínas e ácidos graxos essenciais. Além disso, ela trabalha na produção de anticorpos pelo sistema imunológico, na formação de células vermelhas saudáveis, na ativação de enzimas, na regulação de sódio e potássio, na absorção de vitamina B12, na manutenção e funcionamento saudável do sistema nervoso e do cérebro. E o MAGNÉSIO muito importante para crianças com Autismo e outras desordens do desenvolvimento, pelas seguintes razões:
O magnésio contrasta o alto efeito da vitamina B6
O magnésio ajuda contra a hiperatividade
De acordo com as pesquisas realizadas pelo Dr.Rimland, deficiências de B6 foram encontradas nas crianças com Autismo. Esses estudos demonstraram ser esse suplemento capaz de ajudar as crianças em diversas áreas, incluindo LINGUAGEM, CONTATO OCULAR e COMPORTAMENTO.
Apesar dos resultados notavelmente consistentes na pesquisa do uso da vitamina B6 no tratamento do autismo, e apesar de ser imensamente mais segura do que qualquer outra droga usada para crianças autistas, há no presente muito poucos médicos que o usam ou que advogam o seu uso no tratamento do autismo.
Além da manipulação, e observando a quantidade de crianças sem diagnóstico e por consequência sem medicação, onde também podemos encontramos a vitamina B6?
Em porção de 100 g, doutor:
Farinha de arroz (3,5 mg/269%), cereal matinal (2,3 mg/177%), achocolatado (1,5mg/115%), paçoca (1,2 mg/92%), farinha láctea (1,1 mg/85%) e em tantos outros alimentos com maior ou menor concentração.

2º – O uso da palavra NÃO.
O terapeuta Eric Hamblen, que trabalhou com Ivar Lovaas, precursor da Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo (ABA), esteve no Brasil e falou para um grupo de pais em São Paulo, sobre o papel desses pais na formação da autoestima da criança autista. E disse: “Nossas crianças não se comportam de forma adequada (ou esperada) muitas, MUITAS vezes ao dia. Por consequência, ouvem milhares de “nãos” a mais que as crianças neuro típicas.”
Como empregar? Ao invés, de dizer “Não faça isso”, que tal “Vamos fazer outra coisa? Ou ainda “Não pule do sofá”, que tal “Vamos pular corda?”, enfim, substituir o “NÃO” POSITIVAMENTE.
A princípio parece complicado, mas com o tempo e com os ganhos surpreendentes, esquecemos a palavra NÃO.

3º – O Dr. Rimland de Bernard (O Autism Research Institute), instituiu a dieta SGSC (Sem glúten e sem Caseína).
A princípio, se faz a retirada do leite de vaca por leite de soja ou suco fortificado com cálcio. Um mês depois, inicia-se a retirada do glúten. Segundo o instituto, todo indivíduo autista, deve testar a dieta por pelo menos 3 meses. Período em que se prova a eficácia.

Note doutor, não vou entrar no assunto: Quelação. Era pedir demais, não é mesmo? Se nem o básico, o senhor conseguiu explicar... Imagino que muitas pessoas poderiam ter se beneficiado...

Existem coisas que aprendemos na marra. Com essa série, aprendi que não devo procurar um nefrologista se tenho um problema cardíaco.
"... Só não lavei as mãos, e é por isso que me sinto, cada vez mais limpo, cada vez mais limpo, cada vez mais limpo..." (Ivan Lins)

Vânia Pôrto



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo(a)!